quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ascensão do Senhor



Verificamos que esta verdade está patente em todas as leituras da Santa Missa de hoje nas diversas leituras bíblicas. Vejamos:
«Dito isto elevou-se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentarem-se-lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu». (Primeira Leitura)
Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, que Ele (o Pai) ressuscitou dos mortos e colocou à sua direita nos Céus, acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania (...) Tudo submeteu aos seus pés e colocá-lo acima de todas as coisas como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos. (Segunda Leitura).
E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-se à direita de Deus. (Evangelho).
Não comentamos estas passagens nem com elas queremos afirmar que está tudo dito sobre a Ascensão de Cristo.
Citamos também o Compêndio Catecismo da Igreja Católica n.º 132: «Passados os quarenta dias em que se mostrou aos Apóstolos sob as aparências duma humanidade normal que ocultavam a sua glória de Ressuscitado, Cristo sobe aos Céu e senta-se à direita do Pai. Ele é o Senhor que agora reina com a sua humanidade na glória eterna de Filho de Deus e sem cessar intercede por nós junto do Pai. Envia-nos o Espírito Santo e tendo-nos preparado um lugar, dá-nos a esperança de um dia ir ter com Ele
Perante isto, que nos falta para entrarmos no Céu?
Querer e usar os meios que Deus nos oferece.
«Recomendou que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai. Sereis batizados no Espírito Santo dentro de poucos dias.
Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra» (Primeira Leitura).
O que fizeram os Apóstolos já todos sabemos. Que nos falta, hoje, para termos êxito em nosso apostolado? O que é necessário para sermos testemunhas do Senhor, até os confins da terra?
A força do Espírito, antes de tudo. É preciso pedi-la com muita humildade, perseverança e confiança. Vinde Espírito Santo, enchei o coração de cada um de nós.
Mas as recomendações aparecem também em outros termos no Evangelho de hoje:
«Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for batizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado».
Como temos cumprido esta ordem de Cristo? Como pregamos o Evangelho do Senhor? Como preparamos os pais, os padrinhos e seus familiares para os batizados das crianças? Usamos todos os meios de Comunicação Social? Damos prioridade à oração, à formação interior, à vida de comunhão com Cristo?
Acreditamos que só assim Ele pode «cooperar conosco»? Cooperou com os Apóstolos formados na Sua escola. Porque não há-de cooperar também conosco?